Google recebe a maior multa da história
OpenAI lança buscador, mão-robô sensível e avatares à venda
💸 Dá pra dividir em quantas vezes sem juros?
A Rússia decidiu aplicar uma multa bizarra no Google — estamos falando de dois undecilhões de rublos (2,5 decilhões de dólares)! Tudo porque o YouTube bloqueou 17 canais de TV estatais e pró-Kremlin, o que o governo russo considerou uma violação das leis locais.
A treta começou lá em 2020, e desde então a relação só piorou, especialmente com a guerra na Ucrânia. Agora, além de recorrer em outros países, a Rússia também está na Justiça para tentar fazer o Google pagar.
Para ter uma noção do tamanho, olha o número de zeros: 2.500.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de dólares. Em reais, isso equivale a 14.421.491.892.250.000.000.000.000.000.000.000.
🧭 Câmbio… Waze na escuta?
O Waze está testando uma novidade prática para motoristas: agora, você poderá reportar incidentes de trânsito só usando a voz! Basta tocar no botão de reportar e dizer o que vê. A inteligência artificial entende a descrição e gera o aviso.
Se a informação for vaga, o app pode fazer perguntas para entender melhor o incidente. A função será liberada em fase de testes em inglês para Android e iOS e, logo mais, deve se expandir para outras línguas.
🔎 A vida não está fácil pro Google…
A OpenAI lançou o ChatGPT Search para oferecer respostas rápidas e atuais, competindo diretamente com o — até então soberano — Google. Agora, ele acessa fontes online para dar informações como placares esportivos e notícias, com links para referência.
É possível ativar a busca manualmente ou deixá-lo decidir quando usá-la. Usuários do ChatGPT Plus e Team já têm acesso, enquanto, para outros, o lançamento será gradual.
🤏 Mais uma do Zuck
A Meta fez parceria com a GelSight e a Wonik Robotics para lançar sensores táteis para IA — mas nada disso é para o público comum, e sim para pesquisadores. A ideia é avançar no desenvolvimento de IAs que “entendam melhor o mundo físico”.
O produto é uma espécie de “dedo” sensível ao toque com sensores que percebem vibrações, calor e até odores, acoplado a uma mão robótica capaz de transmitir dados complexos para um computador. Ambos os dispositivos estarão à venda no próximo ano.
👤 Será o fim dos atores em peças publicitárias?
A D-ID lançou novos avatares de IA, chamados Express e Premium+, focados em conteúdo empresarial, como marketing, vendas e suporte ao cliente. O modelo top da empresa precisa de alguns minutos de gravação para ser capaz de reproduzir gestos com as mãos e o torso, tornando as interações mais naturais e realistas.
Esses avatares podem até interagir em tempo real, sendo ideais para webinars e tradução ao vivo. Com eles, a empresa também lançou uma suíte de marketing para empresas, incluindo integração com Canva, PowerPoint e ferramentas de CRM.
O que achou da news de hoje?
🤯 Muito boa | 😐 Ok | 😴 Perderam a mão