China se tornando o cérebro do mundo
Combustível de CO2, TikTok vende mais e IA de vídeo da Adobe
💎 Chineses lideram produção de conhecimento
Um relatório divulgado recentemente evidencia a relevância atual da China na ciência, além do setor econômico (é o segundo maior PIB do planeta e com previsões de se tornar a maior economia nos próximos anos).
Dos artigos científicos de maior impacto publicados em 2023, mais de 48% eram chineses, e, pela primeira vez, superaram a média global de citações, com 16,2 citações por artigo, enquanto a média mundial foi de 15,76 citações.
🤳 Vídeos curtos = lucro + vício
O estudo “O Estado do Marketing no Brasil”, recém-lançado pela HubSpot, relatou que 21% dos líderes dizem que os formatos do TikTok e seus clones (Reels do Instagram e YouTube Shorts) para anúncios são os que geram mais resultados financeiros.
Por outro lado, um processo que corre na justiça americana alega que a plataforma chinesa possui consciência de que o algoritmo da sua rede social é viciante e nocivo para a saúde mental dos jovens, mas não toma muitas medidas a respeito disso.
Eis o dilema moderno que polariza a sociedade: o caminho ideal é “censurar” para proteger as pessoas ou garantir a liberdade de escolha acima de tudo?
🚯 Do lixo ao luxo.
A foodtech brasileira Typcal é a primeira da América Latina a desenvolver proteína de micélio — nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo — a partir das sobras do processo de produção de cerveja (dá-lhe economia circular!).
Ela pode ser produzida em questão de horas e reduz drasticamente a necessidade de terras férteis e água para produção, o que a torna 6 mil vezes mais eficiente que a produção tradicional, seja ela animal ou vegetal. A previsão é que esse mercado de fermentação possa atingir US$ 250B até 2029!
⛽ Completa com CO², por favor?
A startup Aerleum promete conseguir capturar o carbono do ar e, imediatamente, transformá-lo em metanol, um tipo de álcool que pode ser usado como combustível para navios de carga ou até aviões!
Para conseguir produzir o seu dispositivo piloto, a empresa levantou US$ 6M em financiamento seed, e o desafio atual é conseguir reduzir o custo do processo para torná-lo competitivo com o custo atual do combustível alcoólico.
🖼️ Adobe avança na corrida de IA generativa de vídeos
As novas ferramentas da Adobe, ainda em fase de testes, geram vídeos a partir de imagens ou prompts, além de conseguirem estender clipes, com capacidade de realismo surpreendente.
Ainda há grande limitação na duração dos clipes gerados (apenas alguns segundos), além do tempo “demorado” para gerar (por volta de um minuto e meio).
Dê uma olhada nesse vídeo editado pela IA.
O que achou do novo formato?
🤯 Muito bom | 😐 Ok | 😴 Perderam a mão