Ameaça existencial
Cadeira de rodas do futuro / Exército robô da Amazon / US$1B para Ilya
Tempo de leitura: 3 minutos
IA & Inovação
🧠 “IA não é ferramenta, é um agente”. Historiador Yuval Harari alerta que a inteligência artificial é uma tech diferente: a única capaz de tomar decisões que podem moldar o rumo da sociedade. Em seu novo livro, Nexus, o autor discute a importância da regulamentação para essa inovação não escapar de nossas mãos.
📦 Harder, Better, Faster, Stronger. A Amazon, gigante do e-commerce, está investindo alto para aumentar a inteligência e destreza dos seus bots. A empresa é tão obcecada pelo tema que aumentou seu exército de robôs móveis de 10 mil em 2013 para 750 mil em 2023.
💰 Enquanto alguns riem... Ilya Sutskever, co-fundador da Open AI que se desligou da empresa recentemente, levantou US$1B para sua nova empreitada. Confiante, disse que a empresa quer dar um tiro certeiro em um produto que alcançará a “superinteligência segura” (SSI, na sigla em inglês).
⚰️ Outros choram. 80% dos projetos de inteligência artificial não dão certo, e a principal razão por trás disso são as expectativas hollywoodianas dos investidores, que os engenheiros não conseguem cumprir. Se essa estatística não mudar, a indústria caminha para virar uma bolha de trilhões de dólares.
Futuro
🦾 Parece Round 6, mas não é. A 1X, empresa norueguesa, apresentou o seu robô humanóide controlado por comando de voz que será produzido em massa. Em um vídeo de divulgação, ele pega a mochila para sua “dona” e ainda pede para ela voltar e dar um abraço de despedida.
Assustador ou incrível?
🧑🦼➡️ Tinha uma pedra no caminho. Aqui no Brasil, mesmo nas capitais, a mobilidade autônoma para cadeirantes é um desafio gigante — ou até impossível. Mas a solução está chegando! Um Instituto Coreano desenvolveu uma cadeira de rodas que consegue ultrapassar degraus, pedras e até escadas com facilidade.
🎾 Menos árbitros, mais chips. A entrada do sistema de IA chamado Hawk-Eye Live (olho de águia ao vivo) no tênis acabará com os árbitros de linha. A novidade traz discussões polarizadas: por um lado, iniciativa reduz a “autenticidade” do jogo; por outro, alguns veem potencial integrar essa tech às apostas esportivas em tempo real.
O que achou da newsletter de hoje?
Muito boa | Boa | Mediana | Ruim | Muito ruim
🤝 Indique e ganhe prêmios. De grupo VIP de discussões sobre tecnologia no WhatsApp a uma caneca da Signal, traga seu amigo para o barco e ajude a construir a maior comunidade de inovação conosco.