Tempo de leitura: 2 minutos
IA & Negócios
🔫 IAs começam a se alistar. O Ministério da Defesa do Japão anunciou que investirá pesado em Inteligência Artificial após atingir apenas 50% da meta de alistamento com um possível conflito com a China no horizonte. A ideia é criar um sistema de vigilância tech, realocando os soldados para outras funções mais humanas.
🚘 Volkswagen dá ré em combinado. A empresa, que está em situação financeira extremamente tensa com a guinada das montadoras chinesas, anunciou que pode ter que voltar atrás na promessa de não cortar empregos na Alemanha até 2029. Pior ainda, não descarta a possibilidade de ter que fechar fábricas inteiras no seu país natal.
”Building Your Dreams” pra uns, “destroying dreams” para outros.
🦅 Mercado Pet voando. Vetwork, plataforma de gestão e serviços financeiros para clínicas veterinárias e petshops, levantou R$ 20 milhões. Com a entrada da grana, foi criada a fintech Vetstok, indo além da plataforma de gestão e visando conceder crédito para toda a cadeia do segmento pet.
📺 E no capítulo de hoje… A desobediência da Starlink, provedora de internet por satélite de Musk, ao não acatar a ordem da Anatel para tirar o X (Twitter) do ar pode fazer com que a empresa perca a licença para operar no Brasil.
Inovação & Curiosidades
🔎 Nem só de Google viverá o homem! Para não ficar na mão de monopólio (agora condenado), é hora de você ver que já existem motores de busca melhores por aí. Se a sua vibe é mais ecológica, vai de Ecosia. Odeia anúncios? Brave. Se quer inovação com IA, fique perplexo com a Perplexity.
🏯 Japão testando semana de 4 dias úteis. Até ele, o país que tem até uma palavra para o termo “trabalhar até morrer” (karoshi), está buscando mudar sua cultura de trabalho. Visando melhorar a escassez de mão de obra, iniciativa do governo japonês de reduzir jornada de trabalho enfrenta resistência por parte das empresas.
📚 O futuro do dever de casa: 19% dos estudantes já usam IA para completar as tarefas, enquanto 67% dos alunos do Ensino Médio apontam o dever de casa como a principal fonte de estresse. Diante dos desafios atuais de saúde mental, a sociedade e algumas escolas estão repensando — e até abolindo — essa prática.
O que achou da newsletter de hoje?
Muito boa | Boa | Mediana | Ruim | Muito ruim
🤝 Indique e ganhe prêmios. De grupo VIP de discussões sobre tecnologia no WhatsApp a uma caneca da Signal, traga seu amigo para o barco e ajude a construir a maior comunidade de inovação conosco.